domingo, 5 de outubro de 2008

Um nome simples para uma pessoa modesta...


Mobutu Sese Seko, líder do Zaire entre 1965 e 1997, nasceu Mobutu Joseph Desiré. Nos anos 70, iniciou uma política de africanização, com a qual (entre outras medidas) proibiu os nomes ocidentais e cristãos. Como parte desta política, mudou o nome do país para Zaire (chamava-se Rep. Democrática do Congo) e da capital do Estado (de Leopoldville para Kinshasa). Mas isso não é tudo. Foi precisamente nesta altura que Mobutu Joseph Desiré mudou o seu nome para Mobutu Sese Seko Koko Ngbendu wa za Banga, que quer dizer literalmente "o todo-poderoso guerreiro que, por sua resistência e inabalável vontade de vencer, vai de conquista em conquista deixando fogo à sua passagem". Bonito o nome. Modesto o homem.

4 comentários:

The Star disse...

O senhor tinha de ter boa memória, para se conseguir lembrar de todo o seu nome.

JPF disse...

Devia chamar-se Mob-abutru. Tinha mais a ver com ele... como é possível governar durante mais de trinta anos um dos países mais ricos de África e ter uma população a viver na sua grande maioria abaixo dos mais ínfimos limiares da pobreza?

JPT disse...

The Star: tinha tão boa memória que não se esqueceu de apanhar o avião para Marrocos quando o seu governo foi derrubado. Mais uma daquelas bestas que escapou impune...

JPF: Faço tuas as minhas palavras.

Proprietária disse...

Este tipo de coisas acontece em muitas culturas... Eu conheço uma pessoa de Hong-Kong (onde eles têm um nome chinês E um nome inglês) que, em chinês, se chama Wing-Fai que, traduzido para português , quer dizer "sempre brilhante"! :-D E, acredita, neste caso também não define a pessoa... ;)
xxx