domingo, 26 de outubro de 2008

Castelo de Freixo em 3D

É um projecto ambicioso do meu amigo Miguel, mas que, a ser mostrado ao público, fará parte do conjunto de riquezas da vila transmontana de Freixo de Espada à Cinta. O Miguel concluiu recentemente o projecto de Tese de Mestrado em Tecnologia Multimédia na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (com classificação de "Muito Bom", já agora) e as minhas raízes e a mera justiça fazem com que não possa deixar de partilhar este trabalho com os meus estimados leitores.
O Miguel fez a reconstrução tridimensional do castelo da vila, recorrendo a ferramentas como Illustrator, Photoshop, Premiére, 3D Studio Max, Maya e Daz 3D Carrara Pro (entre outras), e está actualmente em negociações com institutos públicos na esperança de ver o seu trabalho publicado, quem sabe junto ao que resta do castelo, em Freixo. Ficaremos à espera de notícias que confirmem esta hipótese. Até lá, recomendo uma visita ao site do projecto, onde podem ser consultadas algumas imagens do castelo em 3D e saber mais sobre o projecto. Recomendo a visita.
Ficam desde já os meus parabéns ao Miguel, por um projecto valoroso, que promove a história de Freixo de uma forma diferente e com qualidade indiscutível.

2 comentários:

The Star disse...

Um projecto deveras interessante. Depois gostava de ver o resultado final.
Lembrei-me, será que este projecto não pode ser adaptado ao Google Earth? Agora que temos a hipótese de visualizar alguns edifícios em 3D, era interessante. ;)

JPT disse...

aprender primeiro a gatinhar, só depois a andar. Mas é uma boa ideia, claro está. O conceito é que é diferente. Este projecto mostra o castelo no passado, o GEarth mostra edifícios actuais.