quarta-feira, 18 de março de 2009

Desculpas pelo atraso

Certo dia, Fernando Pessoa (1888-1935) chegou tarde a um encontro que havia marcado com outro poeta, José Régio. Ao chegar ao pé deste, disse Pessoa: «sinto muito. Fernando Pessoa não pôde vir, pelo que me convidou a mim, Álvaro Campos, para me desculpar pelo seu atraso».
Como saberão os estimados leitores, Álvaro Campos era um dos heterónimos de Pessoa - um nome com que assinou várias obras, de resto.

3 comentários:

::: _LipE_ ::: disse...

Conhecia esta história pelo wikipedia.
Achei uma certa piada, pois quando li pensei, a vergonha de ter chegado atrasado era tanta que preferiu ser outra pessoa naquele momento.

JPF disse...

Ontem estava a ver o concurso Jogo Duplo e devo confessar que fiquei chocado. Dos três concorrentes que tentavam marcar um lugar na final - teoricamente mais fortes por estarem à frente entre os cinco inicais num concurso de cultura geral -, nenhum soube dizer acertadamente que Chevalier de Pas é um heterónimo de Fernando Pessoa. De resto, foi o seu primeiro heterónimo. E não estou a falar de gente nova. Sabemos mesmo tão pouco sobre nós próprios...

KuatrOvos disse...

Pois... eu já tentei usar o mesmo truque aqui no ginásio quando cheguei 45 minutos atrasado, mas curiosamente não resultou, alias, resultou, mas foi em mais trabalho e uns calduços pelo caminho. :)