terça-feira, 13 de maio de 2008

Brno, República Checa

É a segunda maior cidade da República Checa e tive oportunidade de a visitar a convite da AVG. A cidade é bonita e o ritmo tranquilo. Vê-se que as pessoas não têm o stress diário vivido em Praga, e são muito amistosas. A cerveja é um bocado over-rated quando comparada à nossa, mas a comida é muito boa. O único problema da viagem teve que ver com o facto de termos aterrado em Praga. Da capital do país até Brno são cerca de 2h30, um tempo passado dentro de uma pequena carrinha com mais oito jornalistas, entre os quais um espanhol de 130 quilos que ressonava como uma retroescavadora...
A cidade tem uma história apaixonante. Entre os seus principais monumentos encontra-se o castelo de Spilberk, um imponente edifício do século XIV que foi transformado numa prisão a partir do séc. XVII e onde homens como Jean Baptiste Droue estiveram aprisionados. Além disso, a capital da região da Morávia do sul conta com lendas captivantes, como a do Dragão de Brno, uma criatura (semelhante a um crocodilo) que roubava e comia o gado da população local, que lhe tinha medo de morte. Um talhante desenhou um plano auspicioso: deu ao monstro uma carcaça muito salgada de uma vaca e o animal teve de ir ao rio saciar a sede. De tanto beber, o seu estômago rebentou. Depois de morto, foi pendurado na câmara municipal da cidade, onde ainda hoje está. Não é bem Pedro e o Lobo, mas não deixa de ser algo diferente.
Na foto podem ver-me na praça principal da cidade. O vídeo regista parte do teatro que tive oportunidade de ver na visita ao castelo/prisão de Spilberk.

Detalhes da viagem
Tempo de viagem - 3 (não fosse a seca de carro...)
Comida - 4 (muito boa)
Estadia - 3
Clima - 5 (calor e sol, tempo fantástico para o centro da Europa)
Interacção com nativos - 5 (os checos são uma simpatia)
Geral- 4

4 comentários:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Tens de Facto uma profissão que é uma chatice...

Não é so a cerveja Portuguesa que é melhor, pelos vistos agora, se violares alguma lei basta pedires desculpa que já não ha problema nenhum.eheheh, aposto que na republica Checa não é assim.

Abraço

JDurana

JPT disse...

Bom, tens razão quanto a isso. Além disso, na Rep. Checa não se colocam 30 pessoas num helicóptero para 15 indivíduos...

abraço

JPF disse...

"Sejas russa ou checa..."

O mais a leste que estive foi em Budapeste. E apesar de na altura ainda não ter sofrido um "lifting" provocado pelos fundos comunitários, pareceu-me uma cidade muito bonita, mesmo tendo lá estado por apenas 24 horas.

Praga é um daqueles destinos que me tem escapado em viagens de trabalho. Mas uma coisa é certa. Mesmo que tenha de lá ir às minhas custas, é um sítio que eu vou visitar seguramente nos próximos anos.