sexta-feira, 9 de maio de 2008

Como é que é?

Sou só eu ou está tudo parvo?
Acabei de ouvir o presidente do Boavista dizer que é imoral que o clube tenha sabido da descida de divisão pelos jornais... ??? Então um clube que compra resultados, que é acusado e condenado por corrupção desportiva vem dar uma conferência de imprensa a falar de moralidade?
Então mas eu ando em contra-mão na estrada, choco contra um carro que vinha a circular normalmente e depois tenho coragem de ficar aborrecido quando a polícia me chama de parvo? Este país é mesmo terceiro-mundista.
Para mim era tudo para a terceira divisão e acabou a conversa (inclusivamente o Sporting, caso se provasse alguma coisa). Não interessa se a corrupção deu resultados ou não. Se eu pago a um árbitro e mesmo assim não ganho - então está tudo bem? Só devo ser responsabilizado se ganhasse? Se não tirar proveito, já não existe corrupção, é? Esta moralidade dúbia envergonha os nossos clubes, as aventesmas dos seus dirigentes e, no geral, todos nós.

Perdoar-me-ao este desabafo num blogue que nada tem que ver com futebol, mas até pensei estar a ouvir mal quando ouvi as declarações no Bessa...

9 comentários:

JPF disse...

Pois é. E viste o "Major" no Jornal Nacional? Até parecia um tomate inchado...

JPT disse...

Sim, ouvir o Major falar de prepotência e de formas de alguém se vangloriar é qualquer coisa...
Além disso, permite-me ainda um comentário ao castigo dos clubes que não desceram de divisão - talvez mais uma analogia com automóveis: no caso do Porto e provavelmente de outros clubes, não houve corrupção activa pq não se provou haver proveito da tentativa de corrupção. Ora se eu andar em contra-mão na autoestrada e não acertar em nenhum carro já não há crime, é? enfim.
JD, custar-te-à ler estas linhas, mas para fazer jus à frontalidade que me reconheces não poderia deixar de colocar aqui a minha opinião...
abraço a todos

Anónimo disse...

A mim custa-me que confundas as coisas, quanto ao conhecer pelo jornal, s alguem tiver posto uma acção contra ti no tribunal por qq motivo de certeza que gostarias de saber primeiro pela notificação e nao acordares e leres num qq jornal. quanto á confusão de ter proveito ou nao, a questão q s poe n é s houve crime ou nao, mas sim que tipo de crime. tal como no caso de ires em contra mao na autoestrada podes ser julgado por homicidio por negligencia se matares alguem ou entao s nao acertares em alguem apenas por crime de andares em sentido contrario numa autoestrada.esclarecido?
qt a custar-me,a mim n m custa nada eu sou do FCP e serei sempre n m importa quem esteja lá a frente, apenas digo que o Porto não é o unico concerteza e nem sequer é um exclusivo do Norte, temos é o "azar" de ganhar muitas vezes, qd o teu clube começar a ganhar mts vezes vai ser o proximo a ser alvo abater disso n tenhas tu duvidas.

p.s no caso do Boavista, quem paga sao os jogadores e adeptos pk kem fez o crime ja nem esta lá, essa é que é a verdade.
p.s.s.se nos tribunais n s provar nada kero ver como é k fica visto o grande "heroi" ricardo costa nisto tudo

Abraço
JDurana

Anónimo disse...

Só para terminar, k eu saiba existe uma escuta de um sr "humm.. humm" a discutir a nomeação de um arbitro com o "major" e é publico, no entanto n vejo tanta indignação da vossa parte..

p.s. ja vendemos mais um por 20 milhoes.(eu sei k doi)

JDurana

JPT disse...

Ai, JD, que toquei na ferida. Quanto à possibilidade de o meu clube ganhar muitas vezes, penso eu (como sabes) que não corremos esse risco tão cedo. De qualquer forma, em verdade te digo (e já te disse pessoalmente) que se soubesse que o meu clube tinha comprado resultados (seja de que forma for), eu era o primeiro a dizer que o SCP deveria ir parar à 3.ª divisão. Não percebo como há adeptos do Boavista que ainda tentar justificar... Qual é a verdade desportiva de um jogo e o valor de uma equipa que ganha jogos cujo resultado já é conhecido antes do início do confronto? Qual é o valor de jogares poker quando te dão logo para a mão uma sequência máxima?

Nesse aspecto, dar-me-às certamente razão: e sou coerente - fosse qual fosse o clube (mesmo o meu ou o do sr. hum hum), deveria sempre descer de divisão.
A questão dos tribunais é outra. Os tribunais dizem respeito ao aspecto judicial extra-desportivo. O que foi decidido pelo Sr. Ricardo Costa e afins foi no plano desportivo. O que se está a avaliar nos tribunais é no campo "civil", se não estou em erro. Assim: o Porto perde 6 pontos por tentativa de corrupção. O PdC vai a tribunal (penso eu) como agente num processo de corrupção - nada tem que ver com o plano desportivo. Isso está provado.

Uma última palavra para reforçar a minha opinião... ouvir o Major Valentim Loureiro acusar alguém de presunção, falta de educação e afins é no mínimo ridículo de uma pessoa que se porta como ele...

A questão do Bosingwa nada tem que ver com isto, como sabes. O facto de o Porto ganhar muitas vezes é indiscutível - é a melhor equipa actualmente. Mas deixa-me que te diga que também será uma época de ouro que vai ficar para sempre indissociavelmente ligada a coisas cinzentas (como as que acabaram por resultar em menos 6 pontos neste campeonato). Irá sempre pairar o fantasma da compra de resultados, como imaginas, o que, na minha opinião, tira muita da alegria às vitórias. Se não há nada a temer, então sou da opinião de alguns dos vossos adeptos: o PdC deveria levar o processo até ao fim. "É que se calhar 6 pontos não é assim tão mau para o que se passou no passado recente..." - é o que toda a gente fica a pensar.

GandaMaluko disse...

É por estas e por outras que cada vez mais o futebol está em descrédito perante a sociedade civil e até mesmo perante os aficionados do desporto rei...
Embora benfiquista sou o primeiro a dizer que o actual presidente ( o sr. hum hum, como aqui lhe chamam ) não é nenhum santo... antes pelo contrário... tem a escola toda... e por isso acredito que estes castigos e estas provas são apenas a pontinha do icebergue, no qual estão incluídos quase todos ( ou mesmo todos ) os clubes do futebol profissional português...

PS - gostaria só de referir que apesar de se dizer que estes castigos foram uma prova de força da actual Comissão de Disciplina da Liga, eu considero que foram bastante ridículos... senão vejamos... o PdC é castigado com 2 anos de suspensão ( sim e o que é que isso afecta o FCP e a administração do clube e até mesmo o próprio presidente ); o João Loureiro foi suspenso por 4 aos ( sim e já nem sequer está ligado ao futebol, portanto ); o árbitro Martins dos Santos foi suspenso por 4 ou 6 anos ( sim e então ? ele até já se tinha despedido da arbitragem no ano passado por ter atingido o limite de idade )... chegam estes 3 exemplos.... RIDICULO...

JPF disse...

As multas (acho que neste caso nem se pode falar de penas...) aplicadas são rídiculas. Então no caso dos árbitros... já estou como o dizia o outro. O Vale e Azevedo foi preso por muito menos...

Anónimo disse...

lol, bem sei ke voces keriam k o Porto começasse a proxima epoca com menos 6 pontos. mas nao podem pedir celeridade nos processos e depois queixarem-se k afinal foi rapido demais. A questao dos 20 milhoes foi so pra reforçar k temos os melhores jogadores e k fazem a melhor equipa, por mt k vos custe.pagamos a tempo e horas, n aparecem nas revistinhas cor de rosa nem jogam menos só pk acordaram num "bad hair day", saõ jogadores de futebol e o resto meus amigos é conversa.
Quanto ao Pinto da COsta nao é meu pai nem meu filho por isso kero la saber,ainda hoje com a equipa B demos dois ao Naval e ja tinhamos dado 5 ao Guimaraes. S queres verdade desportiva ve entao o k se passa nas 4 linhas e abstrai-t do resto.
Nao vou falar de majores pk n vale apena e ate acho k nem tem nada a ver com a conversa... apenas show off ou atirar areia pros olhos k é o k os vossos presidentes fazem todos os dias com os sistemas e apitos.

p.s. venham mais apitos, desde k vieram com os apitos o PORTO tem sido sempre campeao.

JDurana

JPT disse...

Como te disse, isso n está em causa. O Porto é, por ora, a melhor equipa. Por ora, ganha jogos porque tem o melhor conjunto. Por ora, é campeão porque é claramente superior aos outros. A questão que este processo levanta é que pode ter ganho jogos e campeonatos noutras condições que não estas. Pode ter ganho sem ser melhor, mas por ter mais influência...

abraço

ps - n há dúvida: faz-se um post de futebol e os comentários fluem... ;-)