sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Uma História mais pessoal...

Freixo de Espada à Cinta tem muitos monumentos dignos de referência, mas irá o autor por ora mostrar aos estimados leitores as cinco capelas que podem ser visitadas na vila transmontana. É difícil destacar alguma, mas N.ª Sr.ª dos Montes Ermos, (anteriormente chamada de S. Brás) por ser a capela da padroeira da vila, tem obviamente uma menção especial. É a única que está localizada fora da povoação e é alvo da romaria dos freixenistas em ocasiões especiais.
Num dos extremos da vila, junto à saída para Mazouco e para Carviçais situa-se a capelas de N.ª Sr.ª dos Remédios (ao pé de minha casa, já agora). Na saída para a praia fluvial da Congida, a capela de S. Sebastião, um homem que, mesmo crivado de setas, não morreu. Foi tratado e mais tarde o seu martírio acabou, quando foi decapitado pelos soldados romanos.
Falta a capela de S. José, na entrada da bonita Rua das Eiras e a capela de St.º António, o frade português que fez nome em Pádua, mas que é por nós conhecido como St.º António de Lisboa, por ser padroeiro da capital do País.
























Em cima: N.ª S.ª dos Montes Ermos, N.ª S.ª dos Remédios, S. Sebastião.
Em baixo: S. José e St.º António. Clique nas imagens para aumentar a fotografia.

4 comentários:

The Star disse...

Não conheces Elvas, pois não? Nem sei quantas igrejas/capelas existem naquela cidade. São tantas que acho que nem as consigo contar todas. :p
Quanto às de trás-os-montes, não conheço. Tenho imensa vontade de ir a trás-os-montes, mas nunca se proporcionou. :(

JPT disse...

Não conheço, lamento... mas se fizesses algo semelhante a isto sobre a tua terra, poderia conhecer um pouco... ;-)
fica a sugestão.

bjos

The Star disse...

Um dia ainda farei um post a publicitar a bela cidade de Elvas, mas não irei comentar só as capelas, que são mais que as mães. Existem alguns locais de interesse, com vistas deslumbrantes.
Aconselho a visita.

Vai uma troca? Eu vou a Freixo de Espada à Cinta e tu a Elvas, boa? ;)

JPT disse...

Sem dúvida. Serás bem recebida em Trás os Montes, como sei que em Elvas passarei bons momentos. Mas a sério, faz qq coisa sobre a tua terra, para a dares a conhecer. Eu, por exemplo, nunca lá estive...