quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Porque se chama maratona?

A maratona é uma prova olímpica de corrida que tem cerca de 40Km. O estimado leitor alguma vez se perguntou qual a razão de tal facto? Aquando da vitória dos exércitos de Atenas contra os invasores persas em Marathonas, um mensageiro - de seu nome Phidippides - correu esta distância desde esse local até à cidade para anunciar o desfecho da batalha. Uma vez que tinha corrido mais cerca de 250km nos dois dias anteriores, quando tinha ido a Esparta com um pedido de auxílio de Atenas, estava exausto. Chegado à cidade, teve apenas tempo de dizer «Nike» (Vitória) e morreu de cansaço logo de seguida.

nota: neste pequeno texto poderá o leitor tembém verificar que a popular marca de desporto Nike tem ligações óbvias à Grécia antiga.

3 comentários:

dermatologistested disse...

o meu pczinho tem um ecra de 15 cm...ou seja ,vi-me grega para ler a nota de rodapé... e depois fiquei intrigadissima...porque é que o mensageiro chegou nu????
bjote

JPT disse...

hehehehe. Uma recomendação e outra explicação. Primeiro: há monitores de 19" a preços muito muito apetecíveis. Segundo: chegou nu porque aquilo na antiga Grécia era um deboche. Aposto que até fez algumas "paragens" pelo caminho...

The Star disse...

Eheheh, não sou tão inculta assim. Eu conhecia a origem do termo "maratona" e o porquê da dita ser uma prova olímpica onde se percorre uma distância de cerca de 40km. :p