quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Istambul, Turquia


Fui ver a nova máquina digital que a Olympus lançou para o mercado profissional à maior cidade da Turquia. Istambul (outrora Bizâncio ou Constantinopla) tem 15 milhões de habitantes e uma história singular, que mistura a cultura árabe e a cultura cristã europeia como poucas em todo o mundo.
A verdade é que este "enclave" que o ex-império Otomano tem no Bósforo serviu de alavanca para uma conquista imparável que levou os descendentes de Osman I até às portas da Áustria. O mar de Marmara assistiu decerto a algumas das mais violentas batalhas desta época, pelo que ir a Istambul é viver a história de perto e sentir o peso de centenas de anos nas paredes de algumas das igrejas e mesquitas mais fotografadas do Mundo.
De qualquer forma, e talvez por ser uma cidade gigantesca, acabei por vir um pouco desiludido. Tem monumentos lindíssimos e, como referi, história em quase todo o lado. Mas é poluída e as suas ruas são sujas. As pessoas também não têm o ar mais limpo, para ser franco, e se a antipatia pagasse imposto, estariam todos pobres.

Detalhes da viagem (de 0 a 5)
Istambul, Turquia
Tempo de viagem - 1 (escala em Frankfurt, qdo há voos de Madrid...)
Comida - 3
Estadia - 2 (mesmo o Hotel não primava pela limpeza)
Clima - 3 (nublado, mas temperatura de 15 graus)
Interacção com nativos - 1 (o texto acima diz tudo)
Geral - 2



2 comentários:

GandaMaluko disse...

Ganda Moka !!!!

Anónimo disse...

Quer dizer que foste a Istambul soprar no pipo?!....